quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As novas redes Confira o que há de novo na internet, de Facebook a Twitter


Digamos que você tenha conhecido uma pessoa numa festa, gostado dela e queira saber mais informações, sondar o terreno. O que você faz? Entra no Orkut, claro. Mas... espera aí. Você conhece outros canais que também facilitam a comunicação com a galera?

O Facebook, por exemplo, teve um grande crescimento de popularidade no Brasil, principalmente entre os jovens. Segundo o pesquisador e professor de comunicação social da PUC, Eduardo Pellanda, essa procura por novos canais de interação se deve, entre outras razões, à hiperpopularização do Orkut – que resulta em um grande número de spams, perfis falsos e vírus – e ao desenvolvimento de outras ferramentas com características mais próximas às necessidades de cada usuário – como o Facebook, que permite customização de acordo com o que cada pessoa deseja ver em sua página inicial.

Essa “tendência à migração” pode ser vista em números, mas também na sua própria turma. Quantas vezes, no último mês, você ouviu falar nesses outros sites? À medida que mais e mais jovens entram nessas redes, eles acabam levando consigo seus amigos e criando novas conexões pela internet:
– Em o virtual sendo uma extensão do real, o brasileiro, que já é um indivíduo mais sociável, tende a transferir essa natureza para a rede, o que faz com que esse uso (para contato social) seja mais comum aqui – explica Pellanda.
Mas isso não significa que você precisa implodir o seu perfil no Orkut. O pesquisador alerta que a tendência é o usuário manter diversas redes sociais ativas, pois cada uma tem uma função diferente. Então, se liga aqui nas redes que mais crescem no país pra não ficar por fora!

www.myspace.com
Por quê? É a ferramenta online mais usada por bandas do mundo inteiro para mostrar seu trabalho e divulgar shows. Você pode ser amigo dos seus artistas favoritos e tudo!
Do que se alimenta? Apesar da interface um pouco complexa, é o lugar onde 10 entre 10 amantes de boa música encontram informações sobre bandas novas e clássicas.


www.facebook.com
Por quê? É uma das redes sociais mais populares no mundo e, só nos últimos três meses, dobrou o número de usuários no país. Hoje, o número de perfis brasileiros chega a 1,3 milhão.
Do que se alimenta? Você cria um perfil e pode adicionar fotos e vídeos, mandar e receber recados públicos ou privados, participar de comunidades, se tornar fã de algo ou alguém. Além disso ele tem uma interação com o Twitter, o que permite que você o utilize também como um microblog.
Qual a diferença? Permite aplicativos, como testes que você pode fazer e convidar amigos. Exemplos: “Qual personagem dos Simpsons você é?” ou “Em que país do mundo você deveria morar?”. Tem a interface mais clean e maleável que a do Orkut, o que permite que o usuário customize sua página de acordo com os seus interesses.


www.twitter.com
Por quê? É a ferramenta do momento. Todos os sites de notícia, música e até personalidades, como artistas famosos e políticos, estão usando. Cresceu 900%, em 2008, e segue conquistando mais público, especialmente no Brasil.
Do que se alimenta? De tudo o que você puder dizer em até 140 caracteres. Originalmente, ele foi criado para responder a pergunta “O que você está fazendo?”, mas é cada vez menos usado para isso e mais para divulgar links, notícias e dicas.


www.lastfm.com
Por quê? É a chance de mostrar pra todo mundo o que você ouve. Também é o meio mais fácil de conhecer artistas novos.
Do que se alimenta? Infelizmente, você precisa baixar um software que sincroniza o site com o iTunes (outros players precisam de um plugin). Crie um perfil simples, com uma foto e esqueça-o aberto. Em pouco tempo, você terá a sua rádio online. O mais legal é que, pelo seu gosto musical, ele lhe mostra bandas que você ainda não conhece e também mede a sua “compatibilidade” com outros usuários.

O que a galera diz?

“Eu tenho Orkut há uns três anos e entro todos os dias. Não tenho Facebook, Twitter ou MySpace, porque não acho necessário. Pra mim, o Orkut é o melhor, mas também nunca tive curiosidade de ter nenhum dos outros. Acho importante fazer parte de redes sociais, porque, assim, você pode manter contato com as pessoas que estão distantes.”
Júlia Liz, 15 anos, do Geração

“Tenho Orkut há uns três anos. O Facebook eu criei em 2007 – e ele é bom porque é simples e tem mais espaço pra fotos. No Orkut, eu entro todos os dias e, no Facebook, umas duas vezes por semana. Acho importante participar de redes sociais como essas pra manter contato com velhos conhecidos e amigos de hoje também. Ainda acho o Orkut melhor, já que maioria dos meus conhecidos tem.”
Gustavo Della, 18 anos, do Energia

“Tenho Orkut há três anos, Facebook criei no começo do ano e Twitter, logo que foi lançado. Eu entro todos os dias, fico atualizando o tempo todo. De todos, eu prefiro o Twitter, porque ficamos sabendo de tudo super-rápido. Já o Facebook é ótimo pra conversar com pessoas que estão fora do Brasil. Acho muito importante fazer parte dessas redes sociais pra ficar atualizada das coisas que estão acontecendo e conhe-
cer novas pessoas.”
Paula Tavares, 16 anos, do Dom Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário